Projeto Nossa Vila recebe Museu da Maré em Curitiba

Eventos agosto Nossa Vila

Nesta semana Curitiba recebe a mesa “Caminhos e lugares da memória – perspectivas sobre museus, patrimônio e direito à cidade”.

Os debates e ações em torno de novos conceitos de museus no Brasil vem avançando e são diversos os formatos de organização de acervos, produção, circulação e uso da memória. Assim, os museus comunitários, populares ou temáticos, vem ganhando espaço e apoio, formando redes, como a dos Pontos de Memória. Juntam-se a isso, as possibilidades articuladas pelas discussões sobre o uso das cidades e as políticas públicas de patrimônio material e imaterial.
Em Curitiba, o Museu da Periferia do Sítio Cercado constitui-se como experiência pioneira. Nesse contexto, o Projeto Nossa Vila, aprovado, em 2014 no edital de Patrimônio Material da Fundação Cultural em Curitiba, traz à cidade, Lourenço da Silva Cezar, integrante do Museu da Maré, para falar da iniciativa e da trajetória da organização, que já recebeu mais de 40 mil visitantes, e debater sobre experiências e reflexões em torno destes eixos temáticos.
A mesa também contará com a participação Alex Otto e Auma, do projeto Memória Mural, que vem desenvolvendo um trabalho de fôlego no CIC, Ronaldo Corrêa, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e Laura Pérez Gil, do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, além de Patrícia Martins, coordenadora do Projeto Nossa Vila.

Confira a programação completa:

20/08 – 19h
Mesa redonda: Caminhos e lugares da memória
Lourenço Cezar da Silva (Museu da Maré)
Profª Laura Perez Gil (MAE)
Ronaldo Corrêa (PROEC)
Patrícia Martins (Projeto Nossa Vila)

Reitoria UFPR. Edifício D. Pedro I, 8° andar, Anfiteatro 800

21/08 – 14h as 17h
Intervenção no Terminal do CIC
Mostra dos resultados do projeto

Terminal do CIC. Rua Pedro Gusso, 0. CIC

22/08 – 10h as 12h
Bate-papo com Lourenço Cezar da Silva
(Museu da Maré) e convidados no CRAS Vila Nossa Senhora da Luz

CRAS Vila Nossa Senhora da Luz. Rua Davi Xavier da Silva, s/nº. CIC